O programa Hackers do Bem é uma iniciativa que combina tecnologia e impacto social, capacitando jovens, estudantes e profissionais para atuarem no campo da cibersegurança.
Por meio de uma formação técnica e prática, o programa prepara seus participantes para enfrentar os desafios do mercado e combater as crescentes ameaças no ambiente digital.
Nos últimos anos, a busca por especialistas de cibersegurança aumentou e, por isso, o mercado de trabalho tem enfrentado dificuldades para preencher as vagas disponíveis com profissionais capacitados.
Estima-se que a demanda por especialistas na área continue em uma crescente nos próximos anos, tornando a cibersegurança um dos setores mais promissores da tecnologia. Só no Brasil, o déficit no campo da segurança cibernética já passa de 750 mil profissionais, segundo levantamento da Fortinet.
É nesse cenário que o Hackers do Bem, o maior programa 100% gratuito de capacitação em cibersegurança do país, surge.
Composto por cinco módulos ou “trilhas” de formação — nivelamento, básico, fundamental, especialização e residência (presencial) —, o programa envolve aulas on-line, síncronas e assíncronas, e atividades interativas e em laboratório, para uma abordagem prática do tema da formação.
Quer saber mais? Continue acompanhando!
Para quem é o Hackers do Bem?
A formação Hackers do Bem é para estudantes do ensino técnico, médio ou da universidade, profissionais da área de TI que procuram se especializar e até mesmo para quem deseja migrar de área na carreira.
A formação não requer experiência prévia na área de cibersegurança.
Ao oferecer conhecimentos avançados no tema, o programa abre portas e impacta diretamente o futuro de seus participantes. Isso porque eles têm a oportunidade de aprender justamente com profissionais da área, incluindo especialistas que já enfrentam grandes desafios no mundo digital!
Confira o que os participantes do Programa Hackers do Bem tem a dizer sobre essa experiência:
Como funciona o Hackers do Bem?
Além do programa trabalhar na formação de recursos humanos qualificados no tema de cibersegurança, o Hackers também construiu um hub — um ponto de encontro para os atores do ecossistema de cibersegurança, e dá apoio a projetos de inovação, desenvolvimento e pesquisa.
Para participar do Hackers do Bem, os interessados podem acompanhar as aberturas de vagas através do site do programa.
O Hub, local com interação e integração entre instituições, governo, reguladores, fomentos, empresas, startups, alunos e associações, contribui para que o Brasil tenha uma indústria de cibersegurança forte e inovadora, de alto nível e retendo talentos. O acesso é livre para todos os interessados em cibersegurança e é possível realizar a inscrição direto na plataforma.
Outra frente do programa são os eventos, realizados para conectar diferentes atores do ecossistema de inovação. O Hackers do Bem organiza CTFs e hackathons, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades em cibersegurança.
Além disso, workshops anuais são promovidos para fomentar discussões com educadores, pesquisadores, profissionais do mercado e governo, visando definir referenciais de formação profissional em cibersegurança. Por fim, projetos de inovação tem apoio para pesquisa, desenvolvimento e mentoria de novos empreendedores da área. As agendas podem ser acompanhadas pelas redes sociais e notícias no site do Hackers do Bem.
O futuro da cibersegurança se constrói hoje
O Hackers do Bem é um projeto da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o SENAI e a Softex, e possui o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Se você quer saber mais sobre o programa, clique no banner abaixo: