Parceria tecnológica: RNP apoia o Inep no suporte ao Enem 2024

Home 9 Soluções 9 Parceria tecnológica: RNP apoia o Inep no suporte ao Enem 2024

A RNP marcou presença no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), realizado em 3/11, trabalhando em parceria com a equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) . O suporte oferecido foi essencial para o sucesso do exame, especialmente no monitoramento do sistema responsável por fornecer aos candidatos os endereços dos locais de prova, pois qualquer falha no mesmo pode comprometer o acesso à informação, afetando todo o processo de aplicação.

Além desse suporte, a RNP colaborou na disponibilização e configuração de uma rede de distribuição de conteúdo (CDN). As redes CDN, compostas por servidores interligados estrategicamente, asseguram a entrega rápida e eficiente de conteúdo da web, minimizando a latência ao armazenar dados em cache em servidores próximos aos usuários.

“Ao longo dos últimos anos, o trabalho desenvolvido pela RNP junto ao Inep tem proporcionado melhorias substanciais no desempenho das aplicações e na infraestrutura destinada ao Enem. Foram alcançados avanços significativos na disponibilidade, na capacidade de acessos, na experiência do usuário, além de aprimoramentos na resiliência do ambiente tecnológico e no fortalecimento da segurança cibernética”, destacou o diretor de TI do Inep, Fernando Szimanski.

O gerente de Soluções da RNP Roosevelt Benvindo ressaltou a importância da parceria: “Participar de um processo tão relevante para milhões de estudantes faz parte do nosso propósito na RNP de conectar sonhos. Estamos comprometidos em garantir que os problemas sejam antecipados e resolvidos, proporcionando tranquilidade ao Inep e aos candidatos”.

Para o gerente de Projetos Digitais e responsável técnico pela ação, Alberto Yasuda, “o escopo de atuação envolveu o monitoramento ativo, em tempo real, da saúde e desempenho da aplicação do Enem 2024, permitindo antecipar rapidamente possíveis problemas, gargalos e falhas na aplicação, na infraestrutura e na experiência do usuário”.

O sucesso da ação só foi possível por conta do trabalho colaborativo desenvolvido em conjunto pela RNP, Inep e Serpro. “O processo transcorreu sem intercorrências graças à integração e maturidade das equipes técnicas das três instituições envolvidas. Essa integração foi fundamental para o primeiro dia de provas”, afirmou o coordenador de Projetos da RNP Helder Vinícius.