Foi inaugurado hoje, dia 8, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Programa Centros de Dados Compartilhados (CDC), uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), coordenada e operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com instituições de ensino e pesquisa nas regiões Norte e Nordeste.
A cerimônia de inauguração contou com a participação, por videoconferência, do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, e com a presença do secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Odenildo Sena; do subsecretário de Tecnologia da Informação da prefeitura de Manaus, Eudo de Lima Assis Junior; do diretor de Gestão da RNP, Wilson Coury; do diretor do INPA, Adalberto Luis Val, além do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e o CEO da Huawei do Brasil, Veni Shone. Também estiveram presentes no evento representantes de instituições de ensino e pesquisa da região.
Os Centros de Dados Compartilhados permitirão atender de forma escalonada e crescente a demanda por recursos computacionais baseados nas atuais tecnologias de Computação em Nuvem, impactando nas atividades de colaboração da comunidade acadêmica no Brasil, através de uma arquitetura em nuvem que começa a ser disponibilizada no Brasil pela RNP.
“Os CDC serão alimentados pelas instituições de ensino e pesquisa e os conteúdos gerados poderão ser acessados, compartilhados e tratados entre pesquisadores de todo o país e de outras partes do mundo”, explicou o diretor Wilson Coury. O segundo centro de dados a ser ativado será em Recife, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdo digital, incluindo software, dados, imagens e vídeos para instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
“O MCTI considera estratégico a modernização da infraestrutura cibernética do Brasil para as atividades de desenvolvimento científico e tecnológico. Dentro dessa perspectiva, a instalação do datacenter de Manaus representa um passo concreto para ampliar os serviços de computação em nuvem para os estudantes, professores e pesquisadores de várias áreas da ciência. Os recursos de armazenamento e processamento estarão disponíveis às universidades e institutos de pesquisa de todo o país, por meio da RNP” destaca o Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Virgílio Almeida.
Os Centros de Dados Compartilhados podem ser usados em diferentes áreas: na saúde, permitindo o armazenamento de imagens de cirurgias em Ultra Alta Definição 4K, produzidas pela Rede Universitária de Telemedicina; na cultura, para preservação e acesso ao acervo do conteúdo audiovisual nacional, como como os filmes do Canal 100, sobre o futebol brasileiro, mantido pela Cinemateca Brasileira, além de várias coleções históricas; na ciência, para o monitoramento do meio ambiente e a biodiversidade; e na gestão e desenvolvimento de Tecnologia e Inovação, para o acesso a indicadores, plataforma de periódicos científicos e sistemas de avaliação.
“O crescente volume de dados produzidos sobre a Amazônia em todas as áreas do saber associado à necessidade de processamento mais robusto de dados e à proteção das informações eletrônicas fazem do CDC uma ferramenta vital para o avanço da ciência brasileira”, destaca o diretor do INPA, Adalberto Val.
Dentre os benefícios do programa CDC destacam-se a redução da fragilidade de várias instituições de ensino e pesquisa em hospedar um grande volume de informações e aplicações vitais como bases de dados científicas; a redução de custos de hardware, software e recursos humanos para as instituições usuárias; o aumento da agilidade e flexibilidade na utilização de capacidade computacional para processamento e armazenamento de dados; o aumento da capacidade de preservação digital das informações e dados compartilhados, por meio da replicação dos dados em ambiente seguro em território nacional; e o aumento da disponibilidade e segurança das informações para os pesquisadores, professores e alunos.
O Programa Centros de Dados Compartilhados (CDC) será essencial para a comunidade acadêmica brasileira por aumentar a interação entre as instituições de ensino e pesquisa em todo o país, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre docentes, discentes, estudiosos e pesquisadores; facilitar a análise de documentos e conteúdos; acelerar o processamento de informações e desenvolvimento de ferramentas de TI e outras soluções para o ensino e a pesquisa.
Histórico
A crescente utilização no mercado e as vantagens apresentadas pelas tecnologias de nuvem levaram o MCTI e o MEC a adotá-las na infraestrutura de TIC para o suporte ao ensino e pesquisa no Brasil. Um dos elementos essenciais para oferta de serviços de computação em nuvem no Brasil é a implantação e operação de “datacenters”. Com esse objetivo, nasceu uma proposta de parceria com a Huawei durante a visita da presidente Dilma Roussef à China, em abril de 2011, que resultou na doação de dois datacenters ao Brasil. Estes equipamentos serão operados pela RNP.