RNP participa de debate sobre o futuro da internet no Festival Hacktudo

Home 9 Eventos 9 RNP participa de debate sobre o futuro da internet no Festival Hacktudo

A RNP participou na última quinta-feira (24), da 8ª edição do Festival de Cultura Digital – HACKTUDO, integrando um painel que discutiu “a internet dos próximos 30 anos”. O evento, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, contou com a presença do diretor adjunto de engenharia de redes e operações da RNP, Ari Frazão, que representou a organização no debate sobre o futuro da internet e suas implicações para a sociedade.

O painel abordou diversos temas que envolvem o futuro digital, incluindo as habilidades necessárias para os profissionais do amanhã, o surgimento de novas profissões, o impacto da automação e da inteligência artificial, além das promessas da Web3 e da sua descentralização na economia.  Questões como a personalização e filtragem de conteúdo com base em algoritmos também foram discutidas, assim como o papel da internet na democracia e na política global.

Um dos destaques do evento foi a interação ativa do público, que teve a oportunidade de fazer perguntas e participar ativamente das discussões. O festival também se destacou pela sua abordagem interdisciplinar, estabelecendo conexões interessantes entre internet e arte, complementadas por uma comunicação visual impactante.

“Gostei bastante do tema central e achei que as discussões e as perguntas foram bem atuais e instigantes. Fui com um certo receio por ter que falar de futuro, mas entrei com a mente aberta e aprendi bastante com todos ali presentes me divertindo muito junto com o público que estava bastante engajado e interagiu ativamente durante o painel”, afirmou o diretor Ari Frazão.

A participação da RNP no HACKTUDO foi reconhecida pelos membros do painel, reforçando o papel da instituição como pioneira em conectividade para ensino e pesquisa no Brasil. O Hacktudo 2024 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Petrobras.