Nesta quinta (22/8), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou do evento Rede Blockchain Brasil: Integridade, Segurança e Inovação de Interesse Público. Realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e a Rede Blockchain Brasil (RBB) em Brasília, o encontro marcou nova fase para a RBB, que está em transição da etapa de laboratório para um piloto de infraestrutura robusta e colaborativa voltada para aplicações de interesse público.
O diretor-geral da RNP, Nelson Simões, esteve presente no encontro e falou sobre casos de uso e aplicações de blockchain na RNP e inovação aberta. “Temos tradição de fazer chamadas para tecnologias emergentes e trabalhar com grupos de pesquisa de universidades. Já havia um grupo para experimentar blockchain e conseguimos, com competências mobilizadas, produzir uma solução. Esse foi um caso que, ao final, o grupo de pesquisa produziu um spinoff que foi contratado pela RNP para sustentar um serviço em produção. São casos que a gente ama contar. Aqueles alunos foram capazes de gerar uma solução, de custo-benefício excelente e segura, com a melhor competência. Para falar de modelos de novas aplicações, devemos lembrar disso”, afirmou.
Por fim, o diretor falou sobre o Projeto Ilíada, cujo desafio principal é construir uma rede experimental para aplicações em blockchain com o objetivo de fomentar a pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil.
A Rede Blockchain Brasil, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, está pronta para transformar diversas áreas por meio de aplicações inovadoras, promovendo transparência e eficiência em processos de interesse público. O webinário constitui oportunidade para quem deseja entender mais sobre as possibilidades que a tecnologia blockchain pode oferecer, além de se conectar com profissionais e entusiastas que estão na vanguarda da transformação digital.
Assista a transmissão do evento.
Colaborou: Giulia Soares