Alianças Estratégicas

L

Instituições conectadas

L

Infraestrutura para pesquisa

L

Colaborações internacionais

L

FAÇA PARTE

L

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

Home 9 Sistema RNP 9 Alianças Estratégicas

A RNP possui parceiros que estão associados diretamente às iniciativas do Sistema RNP, contribuindo, de forma contínua e por longo prazo.

Capes

Desde 2008, a RNP colabora com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no suporte, operação e atualização tecnológica do Portal de Periódicos.

Criado no ano 2000 devido ao déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional e os desnivelamentos regionais entre as universidades do sistema superior de ensino federal, o Portal tem como missão promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil por meio da democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível.

É considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo e a iniciativa do gênero com a maior capilaridade por cobrir todo o território nacional.

Embrapa

Desde 2012, a RNP coopera com a Embrapa na alavancagem da transformação digital na empresa. A RNP tem impulsionado a inovação tecnológica em 43 centros de pesquisa e disponibiliza, para mais de oito mil funcionários, sendo mais de dois mil deles pesquisadores, serviços de conectividade, comunicação e segurança.

Assim, colabora na missão da Embrapa promover o desenvolvimento da agricultura em benefício da sociedade brasileira.

L

Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) firmou uma parceria com a RNP para implementação da rede Butiá, um programa para distribuição de internet de alta capacidade compartilhada no Estado do Rio Grande do Sul. Isso vai permitir que as 14 instituições que formam o consórcio se conectem ao Sistema RNP, habilitando-as a colaborar com instituições no Brasil e no mundo para fins de ensino e pesquisa.

L

Ebserh

A RNP trabalhou na integração da Rede de Gestão de Hospitais Universitários (RGHU) coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Isso envolveu a modelagem de uma rede que suportasse a gestão para os Hospitais Universitários Federais (HUFs), que fosse interligada de forma autônoma, independente da gestão de TIC e administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

Atualmente, apoia a Ebserh no desenvolvimento e implementação de duas soluções complementares para o cruzamento de informações de pacientes: a Rede Ebserh de Dados em Saúde (REHDS) e a plataforma HU Digital, além de ações pontuais de segurança da informação e implementação de serviço de armazenamento de dados em nuvem (STaaS).

L

Governos Estaduais

Graças à parceria com diversos Governos Estaduais, a RNP tem iluminado redes ópticas de longa distância, chamadas infovias, que ajudam a levar conectividade para o interior dos estados, a fim de atender a comunidade de ensino e pesquisa. Dessa forma, alunos de localidades no interior têm acesso à internet com a mesma qualidade da conexão que chega às capitais.

Quando finalizadas, as infovias atenderão mais de 220 municípios no Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

Essas 19 infovias somarão cerca de 38 mil quilômetros de extensão, com mais de 490 campi, 60 hospitais e 20 parques tecnológicos conectados.

L

Abrint

A RNP e a Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) colaboram para ampliar o acesso à conectividade no Brasil. A parceria envolve provedores regionais de internet associados à Abrint, que ajudam na última milha da conexão, integrando instituições de ensino e pesquisa à infraestrutura de alta capacidade da RNP.